conta coisas

www.lugarlotado@gmail.com

domingo

o lugar da casa


a casa. era mais uma entre tantas outras casas. sem presunção, garantia algumas diferenças a quem, levado ou não de rojo, se permitia a encontra-las. 
era caiada a cor incógnita. em tempo quente, confinava frescura e luminosidade e à entrada da estação dos agasalhos prometia acolho e conforto. 
as brisas, essas, corriam como os anos, arejavam as divisórias, umas vezes pelas janelas outras pelas duas portas expostas a qualquer ponto da rosa dos ventos. e as estrelas? as estrelas, eram esferas sonhadoras, cintilantes e contadoras de histórias refletidas pelas vidraças noturnas.

a casa. tinha teto, tinha chão e tinha fala. falava coisas de si, ornamentada por quem por ela passava. nos dias felizes enchiam-na de flores ou balões coloridos ou até com grande sorte traziam aromas de mar e chinelos de areia. outros, em tempos de folhas caídas, cultivavam-lhe as paredes de livros. livros com lombadas escritas a letras sabidas, é certo que muitas eram frases arrebatadoras, já por ela decoradas. mas outros, outros venciam pela agitação sem momento certo, corriam-lhe as escadarias, escorregavam corrimões e patinavam pelos longos corredores. e depois, depois também esses se escondiam em algures, num qualquer canto mais recôndito e até desconhecedor para a própria casa.

a casa. afinal a casa tinha corpo, um corpo que recebia em lugar aberto sorrisos sentidos em jeito manso ou louco a desfrutar. tinha boca, com dentes que cravavam arrepios, seios que lhe amavam, ancas que eram portos para grandes ancoras e um ventre que pediam por descanso as mais testemunhas cabeças tontas e cansadas. depois, deitada sobre ela, a casa, esperava que lhe escutassem o umbigo e que sem julgamentos indecentes, se deixassem por assim viver, num brincar com chave boa, na fechadura do pode ser.




 
dedicado a Miguel

2 comentários:

Imprópriaparaconsumo disse...

Uma casa com alma, com sorriso e com o horizonte no olhar.
Uma casa que desperta curiosidade:)
O texto é lindo! :))
Beijos em ti :))

lugar lotado disse...

Obrigada Imprópria, como agradecer o facto de estares sempre em minha casa a mimar-me (sempre)
, com carinho e força.

Obrigada.
Beijo